“Romeu e Julieta”, a torta dos namorados

“Romeu e Julieta” é uma peça teatral de William Shakespeare, escritor inglês do século XV. O drama de duas famílias inimigas que impedem a felicidade de seus filhos, Romeu e Julieta que se amam e desejam unir-se em matrimônio ficou como paradigma na história.

Alguns séculos depois, em Minas Gerais, alguém resolveu unir dois alimentos muito diferentes, o queijo minas e a goiabada cascão e lembrando do romance inglês, nomeou a sobremesa: Romeu e Julieta. Assim ficou e ficará enquanto existir queijo e goiabada!

A partir daí foi muito fácil. Qualquer alimento que leva os dois produtos passou a ser chamado “romeu e julieta”. Pão “romeu e julieta”, bolacha “romeu e julieta”, sorvete “romeu e julieta”, torta “romeu e julieta”, etc.

Ingredientes para a deliciosa torta “Romeu e Julieta”, a torta dos namorados:

  • 350 gramas de bolacha maisena ou maria
  • 4 colheres de manteiga ou margarina
  • 350 gramas de ricota
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 pacotinho (12 gr) de gelatina sem sabor
  • 500 gramas de goiabada

Modo de fazer a deliciosa torta “Romeu e Julieta”, a torta dos namorados:

Pegue a bolacha maisena ou maria e transforme numa farofa, misture com manteiga ou margarina e forre o fundo e os lados de uma forma que possa ir ao forno. Leve para assar por 30 minutos.

Enquanto a massa assa, faça o creme. Dilua a gelatina com 5 colheres de água, use o micro-ondas se quiser, reserve.

Bata em liquidificador a ricota, o creme de leite e o leite condensado, misturando aos poucos a já gelatina diluída. Espalhe este creme sobre a massa de bolachinha que já deve estar assada. Leve à geladeira para gelar.

Faça o doce de goiabada. Pique a goiabada em pedaços e leve ao fogo baixo com 8 colheres de água mexendo sempre até diluir e formar um creme.
Coloque este creme sobre a torta já resfriada e leve novamente à geladeira até o momento de servir.

Se quiser, pode formar desenhos sobre a torta, como corações, etc, usando moldes de formatos diversos. Fica a seu gosto!

Sirva no almoço, jantar ou mesmo como lanche da tarde, a dois, três, ou quantos tiver sua família! Os namorados vão amar e os filhos também!!!

Leave a Reply