Pudim de milho verde

O milho é um cereal cultivado em muitos países e que é muito utilizado como alimento humano ou em ração animal devido a suas características nutritivas. Apreciado no mundo inteiro o milho tem um nome científico pouco conhecido: Zea mays. Maís tem origem na Língua taína da ilha de Hispaniola e o termo começou a ser usado na língua portuguesa já no fim do século XVI. Da palavra maís vem o termo maisena.

Já milho vem do latim mĭlĭum, do numeral aplicado ao cereal mil devido à quantidade de grãos em cada espiga, pois na Europa se conhecia um cereal parecido, mas cujos grãos eram muito pequenos, o painço.

Voltemos ao nosso milho!

Nós plantamos, cultivamos, cuidamos e colhemos o milho que utilizamos hoje. Foram 4 espigas para preparar o pudim que hoje oferecemos a vocês.
É claro que se você morar na cidade ficará mais difícil ter espigas de milho para colher e preparar este delicioso pudim.

Não se preocupe. Você poderá utilizar uma latinha de milho em conserva. Apenas o milho. Descarte o líquido que vem junto.

Ingredientes:

  • 1 lata de milho verde
  • 1 caixa de leite condensado
  • 3 ovos
  • 3 xícaras de chá de leite
  • 1 xícara de açúcar para caramelizar a forma

Modo de fazer:

Primeiro caramelize a forma. Coloque o açúcar na forma de pudim e leve ao fogo médio até derreter e ficar em ponto de caramelo. Muito cuidado, não deixe passar do ponto pois o caramelo fica amargo.

Agora, num liquidificador coloque todos os ingredientes e bata bem por cinco minutos.

Passe a massa na peneira para retirar as casquinhas do milho, despejando o líquido na forma de pudim.

Tampe (se não tiver uma tampa, cubra com papel alumínio ou mesmo uma forma.

Leve ao forno em uma forma com água. Se for no fogão a gás a temperatura poderá ser 120 graus, se for no forno elétrico, pode ser a 180 graus por 1 hora.

Retire, deixe esfriar, leve à geladeira, desenforme e sirva gelado!

Leave a Reply