Quibebe catarinense

O quibebe tradicional é um purê de abóboras, mas aqui em Santa Catarina e mais especificamente aqui na Serra Catarinense ele é feito de um modo diferente.

A abóbora é rica em nutrientes, sais minerais e muito digestiva. Favorecendo a alimentação e nutrição de todas as idades.

Minha mãe e minha avó preparavam o quibebe de modo diferente do que se faz pelo Brasil afora. Elas não usavam a abóbora madura, mas aquela que recém perdeu a flor.

Se você não sabe, a abóbora cresce com a flor (que seca depois que o fruto começa a se desenvolver) até uns dois ou três dias e depois ela cai. Neste momento é colhida a abóbora para fazer o nosso quibebe.

Você pode fazer esse prato usando uma abobrinha bem novinha e para saber se está no ponto, precisa apertar com a unha. A maciez da casca permite um prato de superior qualidade.

Ingredientes:

  • 100 gramas de bacon picado
  • 200 gramas de linguiça da sua preferência
  • 1 abóbora novinha de 200 gramas
  • Tempero de sua preferência, cebola, alho, cheiro-verde
  • 2 colheres de sopa de óleo

Modo de fazer:

Numa panela aqueça o óleo e coloque para fritar, em fogo baixo, o bacon, deixando dourar. Em seguida coloque a linguiça previamente cortada em fatias. Refogue bem. Acrescente os temperos e mantenha no fogo até que fiquem bem fritos. Coloque neste momento a abóbora cortada em pedaços pequenos refogando bem.

Em nenhum momento coloque água. Se fizer conforme a receita não precisará.

Vá mexendo sempre e mantendo tampada a panela durante o cozimento em fogo baixo sempre. O tempo de cozimento é de aproximadamente 20 minutos.

O quibebe catarinense pode ser usado para acompanhar carnes, massas, peixes, ou mesmo ser passado no pão como uma schimia.

Leave a Reply