O mel é produzido pelas glândulas digestivas das abelhas a partir de néctar coletado nas flores. O mel é armazenado em alvéolos e desidratado a um teor bem baixo de umidade, mantendo, assim, suas características e propriedades nutritivas.
O mel sempre foi utilizado pelo ser humano, de maneira extrativista no início, mas depois a humanidade soube que o melhor era domesticar as abelhas e por fim passou a criá-las com técnicas de manejo mais racionais.
Utilizado para consumo em forma natural, o mel também pode ser usado na culinária, seja em pratos doces ou mesmo salgados.
É possível fazer também uma deliciosa cerveja ou uma bebida com o mel cujo nome é hidromel.
O bolo de mel que apresentamos hoje, era feito por minha mãe, Nilza Kalbusch Maffei. É fácil, delicioso e muito nutritivo. Vamos lá?
Ingredientes:
- 3 gemas
- 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 1 xícara de mel
- 1 xícara de farinha de trigo
- 3 claras batidas em neve
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó royal.
Modo de fazer:
Unte uma forma com margarina ou manteiga e enfarinhe. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Bata com o fuê as gemas e a manteiga ou margarina até ficar bem misturadas. Acrescente o mel mexendo muito bem. Coloque a farinha de trigo, misturando até obter uma massa bem emulsificada. Com muito carinho e paciência, coloque as claras batidas em neve e a colher de royal. Mexa até incorporar os dois elementos à massa.
Despeje na forma já untada e leve ao forno 30 minutos. No fim deste prazo, espete o bolo com um palito para ver se está assado.
Retire do forno, deixe esfriar e coloque num prato regando o bolo com mel.
Sirva com suco, refrigerante ou com a bebida de sua preferência!