Você vai se surpreender! O que dá a fofura do suflê não é a clara batida em neve… não, mas a água, que protegida pela gema incluída na receita, vai evaporar, aumentando a massa de tamanho.
Quem descobriu isso foi o cientista francês Hervé This, que decepcionado por ver seu suflê murchar após sair do forno, resolveu estudar o por quê da reação que o torna tão delicioso e fofo.
Suflê, numa rápida tradução do francês, quer dizer “assoprado”.
Inscreva-se no canal Casal na Cozinha no Youtube!
Um prato recente na culinária mundial pois seus primeiros registros remontam ao Século 19. Uma das fontes que nos informam sobre o prato é um livro do gastrônomo Anthelme Brillat-Savarin, primeiro a escrever sobre o suflê, em seu livro “Filosofia do Gosto”.
Mas, como fizemos o nosso suflê de batatas com queijo e como você poderá fazer a mesma receita sem receio do prato murchar?
Então, vamos lá sem mais lero-lero!
Ingredientes do purê de batatas:
- 1 quilo de batatas descascadas, cozidas e amassadas
- 1 colher de sopa de margarina ou manteiga
- 1/2 xícara de leite
Ingredientes molho bechamel:
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo ou maisena
- 2 colheres de margarina ou manteiga
- 1/2 litro de leite
- 3 gemas
- Cheiro verde a gosto
Ingredientes para o suflê:
- 3 claras batidas em neve
Modo de fazer:
Primeiro faça o purê, misturando bem a batata amassada com a manteiga (ou margarina) e o leite. Reserve.
Inscreva-se no canal Casal na Cozinha no Youtube!
Leve uma panela ao fogo e derreta as duas colheres de manteiga (ou margarina), acrescente a farinha ou maisena, mexendo bem até haver uma integração entre os elementos. Acrescente o meio litro de leite e mexa bem, acrescente os temperos. Quando começar a cozinhar, tire do fogo acrescentando as gemas batida. Misture bem, sem cozinhar o ovo, pois este é o segredo de um bom suflê.
Feito o molho bechamel e o purê, chegou a hora de bater as claras em neve.
Agora vamos formar a massa para o suflê.
Junte o molho bechamel ao purê de batatas e misture bem. Quando estiver bem misturadinho, acrescente a clara em neve, ao poucos e mexendo com muita delicadeza.
Coloque em uma forma previamente untada, polvilhe com o queijo e leve ao fogo alto por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.
Pronto! Agora é só servir! Feito com amor terá um sabor inesquecível para todos aqueles que provarem o prato. Este é o melhor tempero e você não pode se esquecer dele!