A Feijoada é um prato da culinária Portuguesa muito comum em regiões e países lusófonos como Brasil, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Macau, além de Portugal, é claro. Consiste num cozido ou guisado de feijão, com carne de porco ou de boi, e quase sempre acompanhado com arroz, couve, etc.
A origem é do Norte de Portugal, mas hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos das cozinhas portuguesas, com as versões à transmontana, à poveira, portuguesa, dentre outras.
No Brasil, e aqui chegamos ao ponto, é chamado Feijoada à brasileira, feita com feijões pretos.
Segundo se conta, nas grandes fazendas onde era comum a escravidão no Século XVIII, era comum abater algumas cabeças de gado ou suíno para o sustento dos trabalhadores. Como certas partes do porco eram descartadas, como pés, orelhas, etc, os escravos pediram para usar e misturavam com o feijão preto, mais comum naquela época.
A iguaria, que já era apreciada com outro formato, como vimos, foi logo incorporada no cardápio dos grandes fazendeiros e varou os séculos chegando até nós.
Hoje, faremos uma feijoada bem simples… Não vamos precisar abater o porco, pois temos a facilidade de comprar os pertences da feijoada em qualquer supermercado.
Vamos lá?
Ingredientes:
- Meio quilo de feijão preto
- Um pacote de pertences de feijoada (ou se quiser comprar separado: orelha de porto, joelho de porco, pé de porco, paio, couro de porco, etc…
- Temperos a gosto.
- Acompanhamento ao seu gosto: arroz branco, couve refogada, laranja fatiada, farofa. etc.
Modo de fazer:
Escolha, lave e coloque de molho o feijão deixando até o dia seguinte. Se usar um fogão a gás, comece pelo menos 3 horas antes do almoço, no fogão a lenha é preciso começar bem antes.
Troque a água em que o feijão estava de molho e coloque a panela no fogo para cozinhar em fogo lento. Não precisa acrescentar tempero agora. Vá acrescentando água a medida que for diminuindo a água da panela.
Duas horas antes do almoço, coloque os pertences da feijoada para escaldar numa panela com água fervente e deixe cozinhar um pouco.
Quando levantar a fervura, substitua a água e volte a levar ao fogo. Esse procedimento é necessário para retirar o excesso de sal.
Uma hora antes do almoço, misture os pertences do porco com o feijão e deixe terminar o cozimento. Neste momento pode temperar ao seu gosto a feijoada, lembrando que não precisa acrescentar mais sal.
Sirva com o acompanhamento que escolheu, se quiser pode acompanhar uma caipirinha de limão também!
Bom Apetite!
Ah, lembre-se de recolher-se um minutinho em oração, agradecendo a Deus o alimento recebido e pedindo que não falta comida na mesa de ninguém!