Chimia, para quem não sabe, é o nome dado a diferentes tipos de doces que podem ser passadas no pão, sendo semelhante à geleia (embora haja diferença, pois a chimia é mais consistente, por ser feita não só com o suco, mas também com o bagaço e, eventualmente, as cascas das frutas.
Já em Santa Catarina, e mais especialmente aqui em Alfredo Wagner, existe até chimia de ovo; a palavra chimia é ainda usada na linguagem do dia a dia nas regiões onde se estabeleceram filhos de imigrantes como sinônimo de “mistura”.
A palavra vem do alemão e é um aportuguesamento de Schmier, conjugação do verbo alemão Schmieren, que significa “passar (alguma coisa em outra)” como, por exemplo, passar a manteiga ou geleia em uma fatia de pão. O termo untar poderia expressar o sentido da palavra em alemão.
Desde criança Bertolina Maffei viu sua mãe fazendo esse doce para os filhos e hoje ela ensina como se faz esta deliciosa mistura.
Ingredientes:
- 2 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- Raspas de um limão
- 1 colher de óleo para fritar
Modo de fazer:
Coloque o açúcar num prato fundo ou numa tigela. Acrescente os ovos e misture bem. Coloque as raspas de limão. Misture.
Em uma frigideira coloque o óleo para esquentar. Quando estiver bem quente, coloque a mistura para fritar, mexendo sempre. É importante mexer durante todo o processo para evitar que queime no fundo da frigideira ou fundo da panela.
Pacientemente, mexa até que você comece a ver o fundo da panela ou frigideira. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Agora, reúna a família e aprecie esta deliciosa dádiva, herança dos imigrantes alemães.