O polvilho azedo é o amido de mandioca fermentado e seco ao sol, o que confere características diferenciadas aos pratos.
Saborosa, nutritiva e muito energética, a Rosca de Polvilho confere ao seu lanche ou café da manhã um ar característico das grandes fazendas mineiras pois é de lá que a receita se espalhou pelo Brasil.
Inscreva-se no canal Casal na Cozinha no Youtube!
Para fazer você precisará escaldar 1 xícara de polvilho com água quente. Bem quente mesmo, pois senão vai desandar logo no início do processo.
Vamos aos ingredientes:
- 1 xícara de polvilho azedo de mandioca
- 1 xícara de água bem quente, fervendo mesmo
- 1 colher de sopa de manteiga, banha ou margarina
- 1 xícara de leite
- Polvilho até a massa ficar no ponto
- Sal a gosto
Inscreva-se no canal Casal na Cozinha no Youtube!
Modo de fazer:
Em uma vasilha misture a xícara de polvilho com água bem quente. Vá colocando aos poucos e misturando bem. Acrescente a manteiga, banha ou margarina e continue misturando bem. Coloque o leite e mexa até a massa ficar bem homogênea.
Acrescente aos poucos polvilho até poder manusear a massa.
Passe essa mistura para a mesa polvilhada com a farinha de polvilho e vá acrescentando o polvilho aos poucos até não mais grudar nas mãos. Mas cuidado para não colocar demais pois pode endurecer a massa.
Quando estiver no ponto, enrole e forme um anel. Coloque em assadeira a 300 graus, quando a rosca crescer, abaixe a temperatura para 250 graus e deixe mais 45 minutos até assar bem por dentro.
É aconselhável abaixar a grade do forno pois esta massa cresce muito.
Inscreva-se no canal Casal na Cozinha no Youtube!
Sirva com nata, geleia, etc acompanhando um delicioso café, suco ou chá.