O Abacate é nativo do México, mas hoje é cultivado em muitos lugares na faixa tropical da Terra. O fruto do abacateiro conquistou apreciadores e se popularizou.
Doce ou salgada, há muitas formas de se fazer esta fruta.
A Wikipédia traz algumas informações interessantes sobre o abacate:
Sobre a etimologia, por exemplo, diz a enciclopédia que o “Abacate” originou-se do náuatle, língua falada por grupos indígenas que habitavam o México e El Salvador. O vocábulo āhuacatl, naquele idioma, significa “testículo” e foi utilizado para nomear o fruto.
Inscreva-se no canal Casal na Cozinha no Youtube!
Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética), é rico em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas e vitamina A entre as frutas.
Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6, além da vitamina A. É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar ou com açúcar e limão, em Moçambique e no Brasil.
Inscreva-se no canal Casal na Cozinha no Youtube!
Ingredientes e modo de fazer:
- 1 abacate grande ou dois de tamanho médio
- Suco de meio limão
- 1 caixinha de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 pacote de gelatina sem sabor derretida em 5 colheres de água
Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa bem homogênea. Leve ao congelador por 3 a 4 horas. Ao desenformar, decorre com fatias de abacate, limão etc.