Os tropeiros, nos tempos antigos, em suas andanças transportando cargas e gado, se alimentavam principalmente com carne de gado. Ao voltarem para casa, o prato principal era galinha caipira, aipim, tutu de feijão, arroz.
Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga, são os nomes populares para designar a espécie Manihot esculenta (sinônimo M. utilissima).
O nome dado ao caule do pé de mandioca é maniva, o qual, cortado em pedaços, é usado no plantio. O aipim é um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até a Guatemala e o México. (Fonte: Wikipédia).
Aipim com galinha é um delicioso prato da culinária nacional, pois quase todos os estados tem seu jeito especial de fazer.
Aqui neste vídeo, mostramos como colher o aipim, descascar e cozinhar no ponto certo para servir com a galinha (ou frango…) feita de modo bem simples mas com molho suculento e delicioso.
Ingredientes:
- Aipim
- Galinha ou pedaços de Frango
- Temperos
Modo de fazer:
Preparam-se o aipim e a galinha separadamente.
Quando a água do aipim começar a ferver coloque um copo de água fria para favorecer o cozimento por igual.
Enquanto isso, frite os pedaços de galinha no óleo quente até o fundo da panela ficar bem dourado. Você pode acrescentar neste momento os temperos de sua preferência. Quando o fundo da panela estiver amarronzado, coloque um pouco de água e misture bem até dissolver o tempero do fundo.
Se estiver utilizando galinha caipira, deixe cozinhar até a carne ficar bem macia. Se, pelo contrário, estiver utilizando frango de granja, antes de colocar a água, retire os pedaços de carne para que não se desfaçam antes de terminar o preparo do molho.
Sirva quente em travessas separadas.