Pão de Queijo tradicional

Hoje faremos para nossos amigos um pão de queijo tradicional. Vocês já conheceram o pão de queijo feito aqui na Serra Catarinense.

Os primeiros registros do pão de queijo tradicional são da década de 1950. Conta a Wikipedia que nos anos 1960, a receita foi disseminada pela cozinheira e empresária mineira Arthêmia Chaves Carneiro, que vendia a iguaria em diversos restaurantes do estado de São Paulo.

Inscreva-se no canal Casal na Cozinha no Youtube!

Apesar de ser denominado como “pão”, o pão de queijo consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo, de consistência macia e elástica, existindo pequenas variações.

Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito – bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. Mas o que dá a sua principal característica é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.

Inscreva-se no canal Casal na Cozinha no Youtube!

Existe também o pão de queijo escaldado, como este que vamos fazer, cuja técnica de preparo exige utilizar água fervente, às vezes misturada com óleo vegetal no polvilho. O pão de queijo escaldado tem um sabor mais próximo do natural, já que no processo de escaldamento a massa fica pré cozida.

Ingredientes:

  • 220 gramas de polvilho azedo
  • 1/4 de xícara de água
  • 1/4 de xícara de leite
  • 2 colheres de óleo
  • sal a gosto
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 100 gramas de queijo ralado da sua preferência

Inscreva-se no canal Casal na Cozinha no Youtube!

Modo de fazer:

Ferver o leite, a água e o óleo. Misturar com o polvilho azedo. Acrescentar o ovo, a manteiga ou margarina e misturar bem. Por fim acrescente o queijo ralado e amasse até obter um ponto em que a massa não grude nas mãos.

Faça bolinhas e coloque numa assadeira untada e leve ao forno a 200 graus por uns 20 minutos ou até dourar.

Sirva com doce de leite, patês diversos ou geleias, no café da manhã ou no lanche da tarde.

Leave a Reply